Receba nossas atualizações

© 2020 por O Congressista

Por que a disputa é pela liderança do PSL?

Atualizado: Mar 24

Dentro do Congresso Nacional existem cargos de liderança, que podem ser de partido, do governo e da minoria. Todos os cargos de liderança têm sua importância, entretanto, os líderes partidários possuem mais atribuições. Entre elas estão a indicação de membros da bancada que irão integrar as comissões e o registro de candidatos a cargos da Mesa.


Enquanto isso, os líderes do governo em qualquer uma das casas ou no Congresso são indicados pelo presidente da República para representar no Legislativo os interesses e pautas do Executivo federal. Ou seja, estes parlamentares têm o dever de fazer as articulações com os demais atores dentro e fora do parlamento para embasar as ações do governo.


Ser líder do governo exige disposição para o trabalho árduo e poder de negociação. Já o líder partidário também trabalha duro, porém possui maior concentração de poderes e atribuições.


Devido os últimos acontecimentos dentro do PSL, o presidente Jair Bolsonaro parece querer indicar o filho como forma de blindagem contra traições e retaliações de opositores dentro do próprio partido. Neste momento reformas importantíssimas estão pautadas no Legislativo e é necessário ter em todos os postos de liderança do governo pessoas de confiança.


Retaliações aos bolsonaristas do PSL já começaram a acontecer por parte do atual líder do PSL, delegado Waldir (GO). O deputado Filipe Barros (PR) foi excluído da vice-liderança da legenda, bem como retirado da CPI da Censura e proibido de usufruir dos serviços prestados pela liderança do PSL.


Os bivaristas ainda utilizaram o controle que têm da executiva nacional do partido e suspenderam das atividades partidárias Carla Zambelli, Filipe Barros, Bibo Nunes, Carlos Jordy e Alê Silva, com o argumento de que estes parlamentares realizam ataques à legenda. Em sua defesa, a deputada Carla Zambelli (SP) afirma que esta ação fere o exercício da atividade parlamentar. "Não existe suspensão. Suspensão de que? É uma cassação? Eles alegam que por conta disso minha assinatura na lista em apoio a Eduardo Bolsonaro não tem validade. Isso não existe", disse.


(por Fellype Sales)

6 visualizações