Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

[Monarquia] O I Encontro Monárquico no RN consolida laços com a restauração


Da página Pró Monarquia

No dia 25 de novembro último, S.A.R. o Príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança, quarto na linha de sucessão ao Trono, esteve em Natal, onde foi convidado de honra como representante da Casa Imperial Brasileira, do I Encontro Monárquico do Rio Grande do Norte, promovido pelo Instituto Filipe Camarão, no Auditório da Unifacex. Anteriormente, estava prevista a participação de S.A.I.R. o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, mas este teve de cancelar, por recomendação médica, devido a uma forte gripe, sendo, portanto, substituído por seu sobrinho.

O Príncipe Dom Rafael foi bastante requisitado pelo numeroso público – composto por muitos veteranos, mas, em sua maioria, por jovens monarquistas, sedentos por uma alternativa de futuro melhor para o nosso Brasil, que virá apenas através da restauração da Monarquia Constitucional Parlamentar – que lotou a sala de conferências, conversando com todos os presentes e posando para fotografias. Na abertura do Encontro, foi executado o Hino da Independência e, ato contínuo, teve início o ciclo de palestras, durante o qual falaram o Prof. Ivanaldo Oliveira dos Santos Júnior, o Dr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca e o Prof. Rodrigo Cavalcanti.

Após o intervalo para o almoço no Restaurante Tábua de Carne, foram abertos os trabalhos da tarde, com palestras do Prof. Anderson Tavares de Lyra, do Prof. Dr. Ibsen Noronha e do Príncipe Dom Rafael, que falou da importância da realização daquele e de outros Encontros Monárquicos por todo o País e da necessidade de se restaurar o regime monárquico o quanto antes, tomando por base os valores e diretrizes definidos por seu tio, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, para que a Família Imperial Brasileira possa cumprir seu dever de estar perenemente a serviço do Brasil e dos brasileiros. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com os palestrantes e Sua Alteza, antes do Príncipe Dom Rafael encerrar oficialmente o Encontro, com um breve discurso.

No dia seguinte, 26 de novembro, antes de retornar a São Paulo, Sua Alteza visitou o Município de Macaíba, nos arredores de Natal, iniciando sua visita pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – é tradição da Família Imperial, desde o Imperador Dom Pedro II, sempre procurar visitar uma igreja ao chegar a uma cidade; é o modelo ideal de Chefe de Estado, representado por nossos Príncipes, que, sendo temente a Deus, está sempre atento ao seu povo. Na ocasião, o Príncipe Dom Rafael foi recebido pelo Padre Francisco de Assis e pôde observar a beleza da Imagem da Padroeira de Macaíba, conheceu o Mausoléu de Fabrício Gomes Pedroza, fundador de Macaíba e doador do patrimônio paroquial, e rezou pelo futuro do Brasil na Capela do Santíssimo.

Por fim, Sua Alteza se dirigiu para a Casa de Cultura Popular, onde foi montada uma exposição com cartas, fotografias e livros sobre a Família Imperial, pertencentes ao acervo do Círculo Monárquico Dom Pedro Luiz – nomeado em homenagem ao Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, saudoso irmão mais velho do Príncipe Dom Rafael, falecido em 2009. Sua Alteza ficou bastante sensibilizado ao poder ler as cartas originais trocadas entre o Imperador Dom Pedro II, seu tetravô, e o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, e aproveitou o subseqüente momento de confraternização para conversar com um grupo de idoso locais, que muito o elogiaram por sua educação e simplicidade.

Sem dúvida, o I Encontro Monárquico do Rio Grande do Norte representou mais um avanço rumo à restauração da Monarquia Constitucional Parlamentar no Brasil. Foi um evento de tom íntimo e familiar, que chamou a atenção da imprensa local e criou e consolidou laços de amizade entre os veteranos e jovens monarquistas de todo o Estado, abrilhantado pelas personalidades dos grandes palestrantes e coroado pela presença de um jovem Príncipe da Casa Imperial do Brasil, futuro continuador da Dinastia Imperial e – queira Deus – Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Agradecemos ao Instituto Filipe Camarão por disponibilizar as fotografias.


O Congressista precisa de sua ajuda. Nos faça uma doação através de nosso apoia.se

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

http://www.ocongressista.com.br/