Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

É melhor a sociedade buscar o lucro que a justiça social


Por Wilson Oliveira

Para a esquerda você não é capaz de nada. Absolutamente nada. E assunto encerrado. Porque eles acreditam que se você possui bens, jamais fará uma doação voluntária; e se você não possui, jamais conquistará de forma honesta e independente.

Por isso eles pregam a tal "justiça social" (também conhecida como socialismo). Ou seja, pessoas iluminadas (os governantes) forçarão os ricos a transferir riqueza para os pobres, enquanto você apenas cumpre o papel de renovar o poder desses "anjos da guarda".

Acontece, meus caros, que em 1776 um atrevido filósofo e economista escocês resolveu lançar um livro. Era coisa boba, nada demais. Tratava-se apenas do resultado de uma pesquisa que ele fizera na Universidade de Glasgow (Escócia) sobre a natureza e as causas das riquezas das nações.

Sabe o que ele queria com o livro? Pegar os fundamentos da ciência econômica e explicar de uma forma simples e direta para quem, na época, não fazia faculdade. Era só isso. Então ele escreveu que "buscando obter ganhos financeiros, uma pessoa ajudava mais a sociedade do que se ela resolvesse se dedicar a ajudar os outros".

Pronto. Mesmo sem saber, ele estava declarando guerra aos socialistas de todo mundo, não apenas daquela época, mas de todas as posteriores até os dias atuais. "Como assim alguém ousa dizer que uma pessoa faz o bem para outros buscando o lucro?".

O resultado dessa pesquisa de Adam Smith, publicado no livro que ficou conhecido como "A Riqueza das Nações", deu origem ao que se conhece como Teoria da Economia Moderna, e academicamente jogou por terra a tese do socialismo e da sua economia planificada.

No entanto, muitos historiadores esquerdistas ocultam a obra de Smith pra continuar reverenciando a "justiça social". Por isso é correto afirmar: nem todo esquerdista sabe quem foi Adam Smith, mas todo esquerdista odeia Adam Smith.

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

http://www.ocongressista.com.br/