Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

Economista liberal faz artigo diferenciando direita liberal-conservadora dos racistas de Charlottesville


O jovem economista Joel Pinheiro da Fonseca, famoso no meio liberal pelos seus inúmeros artigos, publicados em vários sites, escreveu mais um de seus textos, dessa vez pela revista Época, fazendo uma separação conceitual e histórica da direita liberal-conservadora americana e dos racistas de Charlottesville. Escreveu Joel:

"O que se viu em Charlottesville não representa a direita americana. Pelo contrário, é uma ínfima minoria com visões francamente opostas ao que sempre caracterizou essa direita, seja ela liberal ou conservadora. Por isso mesmo, recebe o nome de “alt-right”, ou direita alternativa.

Os Estados Unidos são um dos poucos países do mundo onde conservadorismo e liberalismo confluem de maneira mais ou menos harmônica. Isso porque o passado a ser conservado é, ele próprio, liberal. Ambos prezam pela defesa das instituições fundacionais de seu país: acima de tudo, os valores expressos na Declaração de Independência e a Constituição que limita o poder do governo, garantem direitos individuais e dão a liberdade para cada um construir seu futuro".

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.