Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

Socialismo e Comunismo são a mesma coisa? E dão certo?



Por Thiago Paiva

Muitas pessoas confundem socialismo e comunismo, achando que são a mesma coisa. Porém, o socialismo é parte de um processo para chegar ao comunismo. Entenda isso melhor neste artigo.

O socialismo é uma forma de governo onde um líder assume o governo para dividir tudo o que é produzido entre a população. Já o comunismo aconteceria após essa "fase", onde todos já teriam consciência de socializar seus bens, não havendo Estado no comunismo. Muitos confundem esse ponto importante: não há governo no comunismo, há "a boa vontade" de todos em repartir seus bens.

Então o socialismo e o comunismo não passam de um processo que leva a repartição dos bens da população em geral. Primeiro, o socialismo com um líder (governo) que faça isso e depois o comunismo, sem governo, dependendo da consciência da população.

Não posso deixar de citar como esse processo é impossível de acontecer com sucesso. Vamos falar a realidade: atualmente um governo (sem o poder soberano sobre o povo) pode roubar e ser comandado por corruptos. Agora imagine um governo com poder totalitário (socialismo). Será que realmente iriam dividir tudo igualmente, de forma honesta? Difícil, eles já não conseguem atualmente...

Também imagine quanto tempo a sociedade comunista ia durar repartindo os bens entre si sem obrigação nenhuma... Eu poderia escrever um texto enorme com fatores que "quebram" o socialismo/comunismo, mas só vou citar esses que já falei.

O erro desse processo (socialismo depois comunismo) é desconsiderar que a natureza humana é ambiciosa, é "má" e quer mais... Uma frase que acaba com esse sistema é essa: "O homem é o lobo do próprio homem". Não vamos botar fé em um sistema que desconsidera o que a maioria das utopias também desconsidera: a realidade.

-----------------------------------
Thiago Paiva possui um canal no YouTube que leva o seu nome.

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

http://www.ocongressista.com.br/