Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

Tema em Debate: 69% defendem que o Parlamentarismo é o melhor sistema pro Brasil


O "Tema em Debate" desta edição trouxe uma discussão que já vem ganhando forma desde o ano de 2015 e que deve ficar ainda mais forte até as eleições de 2018: qual o melhor sistema político para o Brasil? Para 69% dos que responderam nossa pesquisa no grupo Direita Liberal, o Parlamentarismo é o melhor modelo. Para 23%, a opção Monarquia aparece como a mais adequada. Apenas 8% responderam que devemos permanecer com o sistema Presidencialista. Nos comentários, entretanto, foi possível perceber que a desconfiança é muito maior com os políticos do que com o sistema político-representativo no qual estamos inseridos. Confira abaixo:

"Acredito no parlamentarismo como melhor sistema, só não acredito que uma mudança de sistema mudaria muito o Brasil. Vejo pela seguinte ótica: uma grande parte dos atuais políticos também querem a mudança para o parlamentarismo, então creio que eles vêem ali oportunidades - que nós não vemos - de corromper o sistema mais ainda"
Matheus Fagundes Gonçalves

"Estava lendo uma comparação entre regimes democráticos e monárquicos feitos por Hans-Hermann Hoppe e achei bem válida a opção que ele faz para o regime monárquico. Basicamente, não existe a ilusão dos suditos serem governo, já que o governo e o Estado nunca pertencem aos suditos. Por essa condição, há uma resistência maior ao aumento do poder do estado. Como eles sabem que os impostos vão mesmo para o bolso dos monarcas, o povo tende a resistir muito mais ao aumento dos impostos. Fora isso, o sentimento nacionalista também é bem menos presente em regimes monárquicos"
Filipe de Andrade Morais



"No meu ponto de vista, o presidencialismo é um bom sistema. O que atrapalha é esse sistema de coalizão que sempre faz prevalecer o interesse partidário em detrimento aos interesses do país"
Marquisson Pereira Seabra

"O Parlamentarismo é o único sistema que se propõe a ser permanentemente representativo, onde não se corre o risco de sequestro do poder por minorias já desacreditadas"
Pablo Habibe

"O problema não é o rótulo. É a divisão de poder e a visão econômica"
Junior Elias

"O problema nosso em si não é o sistema de governo, mas como está estruturado o sistema representativo"
Gilberto Cardoso

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

http://www.ocongressista.com.br/