Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

Salário mínimo, desemprego máximo

Por Rafael Coimbra

Nessa terça-feira (29/12), saiu no jornal "Folha de São Paulo" uma alegação que o aumento do salário mínimo injetará 57 bilhões na economia (análise feita pela Dieese).


A falta de escrúpulos com o indivíduo, juntamente com malabarismo nos números e palavras, trazem uma mensagem animadora enquanto a incoerência vem à tona.

Eles baseiam esse crescimento do salário de 2002, em que a inflação do mesmo ano chegava à 12,53% ao ano, isso é um malabarismo ilusório, aparentando um bom crescimento, se basearmos nesse período.

Óbvio que, se comparar com aquele período péssimo, o tempo atual é um paraíso. Pegar como exemplo o crescimento presente, comparando uma fase de extrema ruína, chega ser humilhante.

Em seu texto, com a tremenda "cara de pau", eles alegam que com o novo valor do salário mínimo, o incremento TRIBUTÁRIO sobre o consumo chegará aos 30,7 bi. por ano. Ainda continuam: "O reajuste do valor do salário mínimo para 800 reais, causa impacto total no Orçamento Federal de 2016 de aproximadamente 4,77 bilhões, segundo informou o governo em nota." Em melhores palavras, caro leitor, estão usando eufemismo para palavra IMPOSTO.

Eles fizeram essa ação com base na tão conhecida teoria econômica keynesiana - aquela mesma usada na Grande Depressão de 1929.

Vamos às análises econômicas atuais de forma direta e resumida para saber por que o salário mínimo vai piorar nossa situação:


 1) Valor alto do dólar
 2) Perda do valor do Real
 3) O povo está economizando
 4) Imposto em alta
 5) Alto índice de desemprego
 6) Empresas falindo e fechando

 
Explicando:

 
Com o valor alto do Dólar e com a nossa moeda desvalorizada, o empresário ao comprar produtos do exterior terá de aumentar o valor do mesmo para a venda e, para piorar, o alto índice de imposto para os produtos encarecerá ainda mais. Com isso, vemos que o povo está economizando, consequentemente, fazendo menos compras, que fará o empresário entrar em desespero pela falta de demanda, e para piorar, o salário de seus empregados aumentaram. Ele está vendendo pouco, gastando muito e pagando um salário maior para seus funcionários. Isso resultará no fechamento de empresas e aumento no índice de pessoas desempregadas, e consequentemente, devido às intervenções governamentais, a inflação chegará a níveis deprimentes.


Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.