Expresso News

[expresso-news] [twocolumns]

Colunistas

[colunistas][bleft]

Entrevistas

[entrevistas] [twocolumns]

Economia

[economia] [bsummary]

7 motivos bizarros para você arrumar um emprego em Cuba

Por Benjamin Lopes

1 - Você ama fazer dietas para emagrecer


Não existe liberdade alimentícia em Cuba, cada cubano tem direito de comer apenas o quê e a quantidade que o governo permite. E não é uma fartura, então para quem está querendo perder uns quilos, a miséria econômica existente em Cuba pode ajudar.

2 - Odeia peixes e adora carne de frango


Na ilha “dos Castro” a alimentação é definida por um “libreta” - caderno - fornecido pelo governo. Nesta lista até existe a possibilidade de COMPRAR peixe, mas o problema é que Cuba não tem peixe para os cubanos comprarem. E o que substitui o peixe? Uma coxa de frango.

3 - Valoriza muito o papel higiênico


O papel higiênico é um luxo, ele é caro e raro de ser encontrado. Os cubanos usam jornal ou folhas de livros para o higiene pessoal.

4 - Odeia a democracia


Apesar do discurso socialista elogiar a democracia, e muitos “democratas” brasileiros elogiarem Cuba, a verdade é que Cuba não tem democracia há cerca de 50 anos. Os cubanos até tinham alguma esperança que Raúl Castro (irmão mais novo de Fidel Castro, e atual ditador de Cuba) deixasse o governo enfim receber a democracia e as liberdades individuais, mas a realidade apresentou-se doutra forma, Raúl Castro também é um ditador.

5 - Considera a internet algo desnecessário


Cuba é o país americano com menos acesso a internet, e a internet disponível é extremamente lenta. Segundo o El País o objetivo do governo Castro é que em 2020 apenas 50% dos cubanos tenham acesso a internet, e atualmente existe até mesmo “mercado negro” de internet.

6 - Gosta do estilo franciscano de viver


Você acredita que ganha muito? Então fique tranquilo, o salário em Cuba varia entre 25 e 45 dólares. Além dos salários baixíssimos, os profissionais cubanos são “locados” para outros países como se fossem servos do governo, e boa parte do dinheiro que seria o salário do profissional exportado fica com o governo Castro. A exportação de profissionais, segundo o próprio governo [cubano], é a principal atividade lucrativa do país, dando lucro maior que o turismo e que outras exportações (como a de níquel).

7 - Você ama ser manipulado


Os cubanos não têm acesso livre às informações e as escolas estão sob comando do governo ditatorial. Segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), Cuba está em 10º lugar quando o assunto é censura.

Fontes:
Alimentação e higiene:
http://yusnaby.com/yusnaby-perez-la-librera-de-racionamiento-en-cuba/
https://www.facebook.com/Disquisi%C3%A7%C3%B5es-da-Zoe-163790763963427/?fref=ts
Ditadura:
https://www.youtube.com/watch?v=Z6jtAp_3cmA
https://www.youtube.com/watch?v=DIgNtIZBPHY
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cubana
Internet e censura: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/13/internacional/1439485752_948683.htmlhttp://exame.abril.com.br/mundo/noticias/cuba-ira-e-china-estao-entre-os-10-paises-com-mais-censura
Salários:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1330787-salario-para-medicos-em-cuba-nao-costuma-passar-de-r-100.shtml

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.